Imagem Ilustrativa
 

Vícios ao volante: fique atento para evitá-los
Data de publicação: 13/01/2015

Mulher dirigindo

É super comum cometermos pequenos deslizes ao dirigir, sem nem perceber que estamos fazendo algo de errado. São vícios que adquirimos e que acabam incorporados ao nosso dia a dia na direção.

Acontece que esses deslizes acabam reduzindo a vida útil de vários componentes do nosso carro, tornando mais frequentes as idas ao mecânico. Como uma autêntica mulher moderna, você quer dirigir corretamente e evitar mais essa dor de cabeça, certo?

Para dar uma ajudinha, apresentamos alguns dos vícios mais corriqueiros, fique atenta para não cometê-los!

Mão na Alavanca

Dirigir com a mão pesando sobre a alavanca de marchas força o trambulador (uma pecinha fundamental na ligação entre o câmbio e as engrenagens da transmissão), provocando o desgaste prematuro. Portanto, o certo é colocar a mão na alavanca somente no momento de trocar as marchas, e com a embreagem acionada (no caso de veículos com câmbio manual).

Embreagem

Deixar o pé apoiado na embreagem é um dos vícios mais comuns e difíceis de ser superado. O pé constantemente apoiado sobre o pedal acelera o desgaste do disco, molas e rolamentos em até 40%. Os principais sintomas destes danos são:  sensação de que o carro “patina”  ao arrancar (principalmente em subidas),  dificuldades em acionar o pedal, pois se torna mais pesado, e “arranhadas na caixa” na troca de marcha.

Quebra-molas

Passar em uma lombada transversalmente (uma roda de cada vez) pode danificar as buchas da suspensão, amortecedores e rolamento. Além disso, provoca maior torção da carroceria, o que pode empenar o monobloco. Sempre que possível, passe devagar e com as duas rodas ao mesmo tempo nos quebra-molas.

Estacionamento

Apoiar o pneu contra o meio-fio faz com que ele sofra a pressão do peso do veículo. Isso pode gerar uma deformação na estrutura, alterar a capacidade de resistência e uniformidade do pneu e também afetar as condições de balanceamento do conjunto rodas/pneus. Além disso, estacionar sem encostar o carro na calçada é muito mais elegante, não acha?

 

 

 

 

Fonte: Só para elas


 
Compartilhar Facebook    Twitter
 


voltar


 


Encontre seu veículo
Financiamento
  de   ,00


Horário de Funcionamento: Seg à sexta das 08:00 as 19:00hs / Sábado das 09:00 às 08:00hs