Imagem Ilustrativa
 

Saiba como evitar o desgaste precoce da embreagem
Data de publicação: 13/01/2015

cuidados-embreagem

A embreagem é fundamental para colocar o carro em movimento. Ela é responsável por controlar a transmissão do movimento do motor para o câmbio, facilitando o engate das marchas.

A maioria dos problemas da embreagem é causada pelo uso inadequado feito pelo motorista. Ao ter seu funcionamento comprometido, outras peças podem ser danificadas.

Para que ela não se desgaste precocemente, são necessários alguns cuidados.

Confira dicas para melhorar o uso e aumentar a vida útil:

- Nunca descanse o pé no pedal da embreagem. Essa prática pode provocar aquecimento do sistema e desgaste prematuro dos componentes.

- Ao parar no semáforo, deixe o carro em ponto morto, sem pressionar o pedal da embreagem. Use o pedal apenas quando for fazer a troca de marcha.

- Para arrancar o carro, utilize sempre a primeira marcha. Não arranque em segunda.

- Para que as peças da embreagem funcionem da forma correta, troque de marcha gradativamente ao reduzir ou aumentar a velocidade, sempre em ordem e de acordo com as rotações do motor.

- Evite utilizar a embreagem para segurar o carro em uma rampa, pois isso pode causar desgaste no disco. Neste caso, use o freio de mão.

- Não ultrapasse a capacidade de carga máxima definida pela montadora, pois o excesso de peso afeta o funcionamento da embreagem e diminui sua vida útil. Consulte a capacidade de carga no manual do veículo.

- Evite acionar a embreagem de maneira brusca ou rude e tente sempre pisar de maneira suave e contínua.

- Também é recomendado acertar a sincronia entre soltar a embreagem e acelerar o carro para arrancar, evitando acelerar demais e soltar pouco a embreagem. Desta forma você preserva e prolonga sua vida útil.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Só para elas


 
Compartilhar Facebook    Twitter
 


voltar


 


Encontre seu veículo
Financiamento
  de   ,00


Horário de Funcionamento: Seg à sexta das 08:00 as 19:00hs / Sábado das 09:00 às 08:00hs