Imagem Ilustrativa
 

Confira dicas para economizar combustível no seu carro
Data de publicação: 13/01/2015

economizar-combustivel

Todo mundo gosta de economizar, ainda mais em uma época do ano com tantos gastos. E quando o assunto é o combustível do carro a economia depende principalmente de três atitudes: dirigir da maneira correta, manter a manutenção em dia e tomar cuidado ao escolher o combustível.

Práticas simples podem fazer toda a diferença no consumo – e no seu bolso. Veja algumas dicas e economize!

Pneus e rodas

Não calibrar os pneus pode acarretar um aumento de até 10% no gasto de combustível. Manter as rodas alinhadas também é fundamental para evitar o consumo excessivo.

Marchas

Reduzir corretamente as marchas faz o carro consumir menos combustível. Também é fundamental ficar atento à velocidade certa para fazer a troca. A velocidade de troca varia para cada veículo; por isso, o ideal é consultar o manual do proprietário do seu carro.

Troque sempre as marchas dentro da faixa de torque máximo. Caso o automóvel não tenha conta-giros, troque as marchas quando perceber que o motor “ganhou força”. Use sempre o câmbio de maneira suave.

Motor

Mantenha o motor com rotação entre 2 e 2,3 mil giros, pois acima disso o consumo de combustível aumenta bastante. O motor também consome menos quando está aquecido na medida certa. Quanto mais tempo for possível rodar dentro desta faixa, melhor.

Acelerador e freio

Além de ser perigoso, acelerar e frear bruscamente causa aumento do consumo de combustível. Acelerar gradativamente e frear com calma é o ideal.

Peso

Quanto mais carregado estiver, mais o carro vai consumir. Observe o peso máximo recomendado no manual do proprietário e nunca ultrapasse esse limite.

Evite também andar com objetos desnecessários. Quarenta quilos de excesso de peso podem aumentar o consumo em até 2%.

Velocidade

Trafegar acima dos 90 km/h pode consumir até 30% a mais de combustível. Respeitar os limites de velocidade é bom para segurança e economia.

Ar-condicionado

O ar aumenta em cerca de 20% o consumo do veículo. Por isso, evite usar em dias de temperaturas amenas. Quando tiver deixado o carro no sol, rode com as janelas abertas por alguns minutos para acelerar o resfriamento antes de ligar o ar.

Janelas abertas

Dirigir com as janelas abertas interfere na aerodinâmica e pode gerar um acréscimo de consumo de até 10%. Evite quando possível.

Escolha do combustível

Combustível de boa qualidade = menor consumo. Usar gasolina aditivada pode gerar economia em médio prazo, pois um motor mais limpo e sem desgaste tem melhor desempenho.

Subidas e descidas

Nas ladeiras, acelere antes do início do aclive para não ser necessário pisar forte no meio do caminho. Nas descidas, desça engrenado. É mais econômico que o ponto morto.

Acessórios

Qualquer acessório que mude as características originais do carro tende a provocar maior resistência contra o ar e, consequentemente, gera maior consumo de combustível. Por isso, consulte um especialista antes de instalar.

Manutenção

Velas gastas, filtros de ar e de combustível danificados, nível do óleo fora do ideal. Tudo isso interfere diretamente na potência do motor e no desempenho do carro. Por isso, mantenha sempre a manutenção em dia.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Só para elas


 
Compartilhar Facebook    Twitter
 


voltar


 


Encontre seu veículo
Financiamento
  de   ,00


Horário de Funcionamento: Seg à sexta das 08:00 as 19:00hs / Sábado das 09:00 às 08:00hs