Imagem Ilustrativa
 

Verão exige cuidados com o carro
Data de publicação: 13/01/2015

verao-cuidados

Calor, sol forte, umidade alta e chuva. O verão vem logo aí! Por isso, é importante prestar atenção a estes fatores climáticos, que podem causar problemas no seu carro.

É bom ficar atento e estar sempre com a manutenção em dia para evitar prejuízos. Revisão é fundamental, principalmente antes de sair de férias!

Conheça alguns dos componentes dos veículos que sofrem com o calor e veja dicas para evitar danos.

Parte externa

Plásticos, chapa, pintura e borrachas estão entre os itens que merecem mais atenção do motorista nesta época. A pintura da carroceria, por exemplo, está sujeita a desbotar. Por isso, é recomendada a aplicação de uma película protetora.

O calor também pode ressecar as borrachas, o que pode causar furos e rachaduras. Com isso, a vedação da cabine pode ficar comprometida.

Ar-condicionado

Caso você não tenha usado o ar-condicionado no inverno, podem surgir problemas ao utilizá-lo em demasia no verão. O ideal é fazer revisões periódicas para verificar possíveis problemas no gás, ventoinha ou compressor, entre outros.

Na oficina será verificada a necessidade de limpeza ou troca dos filtros e do sistema refrigerado.

Estofamento

Se o banco for de couro, é indicada a aplicação de hidratante ou de produtos à base de silicone para evitar ressecamento e formação de manchas.
Também pode ser feita a impermeabilização dos bancos. Mesmo assim, não é indicado deixar o estofamento exposto ao sol por muito tempo, pois ele pode acabar perdendo a cor.

Película

O uso de película escurecedora aumenta o conforto dentro do automóvel, pois faz com que a temperatura fique mais amena.

Cor do carro

Quanto mais clara a cor, mais a luz que incide sobre o veículo é refletida e menos ela é absorvida em forma de calor. No verão, carro branco é menos quente do que carro preto!

Líquido de arrefecimento e radiador

É fundamental que o líquido de arrefecimento esteja em dia, para evitar que ele ferva e comprometa o funcionamento do motor.

Lembre-se de colocar aditivo no radiador e de verificar seu funcionamento, pois ele também é responsável por refrigerar o câmbio automático nos modelos mais novos.

Motor

Para evitar superaquecimento das peças do motor, é importante que seu compartimento esteja sempre limpo, sem resíduos de óleo ou fluidos. Verifique possíveis vazamentos com o motor ainda frio.

Para-brisa

Mudanças bruscas de temperatura podem rachar o para-brisa. Se o carro ficar muito tempo exposto sob sol forte, a dica é deixar uma fresta nos vidros para evitar que o para-brisa rache.

Calço hidráulico

Em caso de entrar água nas partes mecânicas do carro, leve-o imediatamente à oficina para que todo o líquido seja drenado.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Só para elas


 
Compartilhar Facebook    Twitter
 


voltar


 


Encontre seu veículo
Financiamento
  de   ,00


Horário de Funcionamento: Seg à sexta das 08:00 as 19:00hs / Sábado das 09:00 às 08:00hs