Imagem Ilustrativa
 

Saiba o que fazer com o carro em caso de alagamento
Data de publicação: 13/01/2015

carro-alagamento

O verão é um período de chuvas fortes em grande parte do país. Com elas, vêm os alagamentos, que podem causar grandes prejuízos para os carros.

Um dano que pode ser causado se entrar água no motor é o calço hidráulico. Com o sistema encharcado, o pistão empena a biela e, consequentemente, trava o motor.

Isso acontece quando o carro morre e o motorista tenta dar a partida novamente. O motor, então, puxa a água que está em contato com o sistema e forma-se o calço.

A água pode entrar tanto pelos filtros como pelo escapamento e causar grandes danos. Por isso, o recomendado é evitar regiões que costumam alagar. Só passe por uma região alagada caso o nível da água esteja abaixo do meio da roda do veículo.

Caso a água tenha entrado no motor, será necessário levar o carro a uma retífica para recuperá-lo.

Mas o motor não é o único fator preocupante na recuperação de um carro. Se, normalmente, a substituição de lubrificantes, a limpeza e o alinhamento das peças podem ser o suficiente, os carros com sistema eletrônico podem sofrer perda total.

Confira dicas para minimizar os danos ao dirigir por áreas alagadas

- Caso o carro morra, nunca tente dar a partida. Deixe o motor desligado e acione o seguro para levar o veículo até a oficina. Isso reduz a chance de ocorrer o calço hidráulico.

- No manual do seu automóvel, consta a altura máxima permitida para travessia em regiões alagadas. Ela nunca vai exceder o centro da roda.

- Ao passar pelo alagamento dirija em velocidade baixa, com rotação maior e constante de cerca de 2500 giros. Não passe da segunda marcha.

- Se o seu automóvel tiver transmissão automática, escolha manualmente a posição 1 para que ele não desenvolva grande velocidade.

- Caso o seu carro tenha a opção de ajuste de tração, utilize a função “Winter” ou “Snow”, que ajuda no controle da velocidade e da rotação do motor.

- Mantenha o menor número possível de equipamentos ligados e dirija com cautela.

- Desligue o ar-condicionado para reduzir o risco de calço hidráulico.

- Caso passe por regiões alagadas frequentemente, é recomendado fazer periodicamente a limpeza do sistema de ventilação.

- Se a água atingir níveis preocupantes dentro do carro, desligue o motor e desconecte a bateria. Acione o seguro e solicite um guincho para levar o veículo a um local seguro e efetuar as providências necessárias.

- Mantenha sempre a revisão em dia e o carro bem conservado. Ao perceber que a rua está alagando, se possível estacione em um local mais alto e espere a chuva diminuir.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Só para elas


 
Compartilhar Facebook    Twitter
 


voltar


 


Encontre seu veículo
Financiamento
  de   ,00


Horário de Funcionamento: Seg à sexta das 08:00 as 19:00hs / Sábado das 09:00 às 08:00hs