Imagem Ilustrativa
 

Ficou sem gasolina no meio do tráfego? Saiba como proceder
Data de publicação: 16/01/2015

foto-2
Um dos piores pesadelos dos motoristas é ficar sem gasolina no meio do trânsito. A chamada pane seca, que consiste na imobilização do veículo na via por falta de combustível, causa diversos transtornos ao tráfego e aos demais veículos.

Por isso, checar com frequência o nível do tanque é essencial para prevenir esse tipo de problema, que é considerado uma infração de natureza média pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB), prevendo multa de R$ 85,13 – além de quatro pontos na carteira e até a remoção do carro, de acordo com o local.

Mas caso isso venha a acontecer com você, aqui vão algumas dicas de como proceder da maneira correta:

- A primeira atitude a se tomar quando você perceber que está sem gasolina é colocar o veículo o mais para o lado da pista possível, afastando-o para algum lugar onde possa ser estacionado. Em estradas, pare sempre do lado direito.

- Depois, sinalize a via com o triângulo para que os outros veículos possam ver que o seu automóvel está parado. Na estrada, essa etapa é essencial para a segurança do trânsito, ajudando a evitar acidentes.

- A partir daí, você deve checar se o seguro do automóvel cobre a hipótese de ficar sem combustível. Caso sim, provavelmente a assistência enviará um reboque, levando você e o automóvel até um posto de gasolina.

- Caso você não tenha seguro ou a assistência não forneça cobertura para esse tipo de problema, pense em familiares ou conhecidos aos quais você possa recorrer para pedir ajuda. Outra opção é ligar para um serviço de guincho particular.

- Somente caminhe até o posto mais próximo para comprar combustível avulso se estiver em um lugar seguro. Lembre-se que a venda de combustíveis em recipientes como garrafas pet ou sacos é proibida – é preciso transportá-lo em recipiente específico. Você precisa de um galão homologado e aprovado pelo Inmetro.

- Após resolver o episódio, não deixe de levar o veículo a uma oficina, para verificar se a falta de combustível não provocou nenhum dano mecânico.

 

 

 

 

Fonte: Só para elas


 
Compartilhar Facebook    Twitter
 


voltar


 


Encontre seu veículo
Financiamento
  de   ,00


Horário de Funcionamento: Seg à sexta das 08:00 as 19:00hs / Sábado das 09:00 às 08:00hs