Imagem Ilustrativa
 

6 dicas para economizar combustível ao dirigir
Data de publicação: 28/01/2016

 Basta uma passada no posto de combustível para tirar uma conclusão rápida: o preço da gasolina e do etanol está nas alturas. Com o valor do álcool ultrapassando os 2 (dois) reais, e o da gasolina passando dos 3 (três) reais em muitas cidades do Brasil, os motoristas estão cada vez mais atentos para economizar combustível.

Existem algumas práticas e procedimentos que auxiliam nessa economia.
Confira 6 dicas para poupar combustível e aliviar o bolso na hora de abastecer!


 

1. Calibre sempre os pneus

Nem tudo o que se refere à economia de combustível está relacionado com o motor. Acalibragem dos pneus é um fator que interfere na razão de consumo do veículo, e, por isso, é sempre bom mantê-los com a calibragem ideal. Pneus murchos exigem mais torque para iniciar o movimento, o que gera mais consumo. O ideal é calibrar os pneus a cada quinze dias, e quem vai pegar a estrada não pode deixar de efetuar o procedimento antes de sair da cidade.

2. Evite transportar muito peso

Um carro com mais peso vai precisar de mais força para sair do lugar, e isso só é feito através do aumento do consumo de combustível. Evite deixar coisas muito pesadas no porta-malas ou nos bancos de passageiros, pois quanto mais leve o carro estiver, menor será o consumo.

3. Limpe os bicos injetores e troque as velas

Os bicos injetores de combustível ficam sujos após o uso contínuo, e, depois de um tempo, é recomendável que seja realizada a limpeza desses bicos para que não haja desperdício de combustível. As velas também são muito importantes, pois são elas que fazem a queima do álcool ou da gasolina. Se elas não estiverem em dia, o consumo do carro também passa a ser maior, enquanto o desempenho do motor é prejudicado. As velas devem ser trocadas após determinada quilometragem, indicada pelo fabricante do veículo, então fique de olho no manual do carro e não pule as revisões recomendadas pela montadora!

4. Atente-se também para a troca de marchas, se deseja economizar combustível

Todo modelo de automóvel possui um ponto certo para realizar a troca das marchas. Esse “ponto” está relacionado com as rotações do motor, mas é sempre bom não esticar demais uma marcha ou andar com marchas altas em baixa velocidades. Em ambos os casos, o consumo de combustível será superior ao ideal.

Por isso, fique de olho no conta-giros se quiser economizar combustível! Lembre-se de que as ruas não são autódromos e que não é preciso ficar acelerando e desacelerando o carro com frequência.

5. Saiba quando utilizar os vidros abertos
e o ar-condicionado

O ar-condicionado amplia o consumo de combustível do carro, principalmente na cidade. Por essa razão, muitas pessoas optam por abrir os vidros em busca de ar fresco. A abertura dos vidros não interfere no consumo enquanto o carro está em baixas velocidades, mas a partir dos 80 km/h a aerodinâmica do veículo é afetada. Devido à alteração no fluxo do ar, o arrasto é ampliado, fazendo com o que o consumo de combustível também aumente.

6. Fique de olho na qualidade do combustível

Álcool e gasolina de procedência duvidosa podem afetar o desempenho e o consumo do veículo. Procure sempre abastecer em postos de confiança e que garantam a qualidade dos produtos oferecidos. Às vezes, pagar 10 centavos a menos em um litro de combustível pode se tornar um prejuízo muito maior.

 

Essas são algumas dicas que auxiliam os motoristas a economizar combustível de seus carros. Conhece mais alguma dica infalível para diminuir o consumo? Compartilhe com a gente nos comentários!


 
Compartilhar Facebook    Twitter
 


voltar


 


Encontre seu veículo
Financiamento
  de   ,00


Horário de Funcionamento: Seg à sexta das 08:00 as 19:00hs / Sábado das 09:00 às 08:00hs