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Fiat Toro inaugura um novo capitulo entre picapes (parte 1)
Data de publicação: 05/03/2016

Versão Flex da Toro é a resposta para o usuário urbano que gosta de picape

 

O mercado de picapes vem passando por uma expressiva transformação. Antes limitado às picapes compactas derivadas de automóveis (Strada, Saveiro, Montana) e as picapes médias (S10, Hilux, Amarok), agora começa a dar espaço às picapes intermediárias.

O conceito

Derivadas dos SUVs e Crossovers que dominaram o segmento automotivo, as picapes intermediárias oferecem maior capacidade que as compactas (tanto para pessoas como carga), porém, são mais confortáveis, práticas e adequadas para ambientes urbanos, do que as picapes médias.

Nesse sentido, a Fiat apresentou sua solução de picape intermediária. No caso da nova Toro, a picape é derivada do Jeep Renegade. Fabricada no Polo Automotivo Jeep, em Goiana - PE (a mais moderna fábrica da FCA no mundo), a Toro da um salto qualitativo em relação aos demais produtos da Fiat. Muito do que a FCA aprendeu com o bem sucedido Jeep Renegade, agora foi aplicado na Fiat Toro. Mas, a FCA conseguiu ir muito além na Toro.

Como a Fiat descreve, a Toro chega para ser um veículo que une qualidades de SUV, de picape e de sedan, tudo num mesmo produto. Aliás, a marca o batiza de Sport Utility Pick-up (SUP). Vale destacar que a Toro se posiciona como uma picape mais sofisticada. Afinal, desde a versão básica, a picape já sai equipada com transmissão automática.

Como a Toro utiliza a mesma plataforma do Renegade, ela tem o porte, a altura e a ergonomia interna muito parecida com o produto da Jeep. Aliás, a robustez também é bastante similar. Mas a Toro consegue garantir o conforto digno de um automóvel, e a praticidade e espaço de uma picape cabine dupla de quatro portas, com espaço para até cinco pessoas, além de capacidade para transportar até uma tonelada. A Toro conta com duas opções de motores, sendo um flex outro diesel. Nessa primeira parte da matéria, será abordada apenas a versão flex, com sua possível utilização e foco de cliente.

Fato muito importante que a Toro é uma picape construída com estrutura monobloco (igual aos automóveis) de alta resistência. Diferente das picapes médias que utilizam construção de cabine sobre chassi, a estrutura monobloco garante maior conforto e melhor dirigibilidade.

Proposta de utilização

O projeto da Toro Flex nasceu para atender um nicho novo de mercado. Existem muitas pessoas que, por definição, gostam do visual ou do estilo de vida que uma picape proporciona. Entretanto, muitas dessas pessoas moram em cidades, e precisam de um veículo que faça às vezes de um automóvel. Ou seja, capaz de transportar cinco pessoas com conforto; praticidade para ser utilizada em ambiente urbano em locais mais apertados (vagas de shopping, garagens de prédios antigos, etc) e ter a dirigibilidade comparável de um automóvel. Pois é exatamente isso que a Fiat Toro faz. Atende todas essas necessidades, e ainda tem uma ampla caçamba para ser utilizada eventualmente.

Assim, aquelas pessoas que precisam de uma caçamba “eventual”, para transportar coisas como: motos, bicicletas, equipamentos de camping, caixas de bebidas; equipamento náutico e outros objetos volumosos, encontram na Fiat Toro um veículo ideal para ser usado como um carro no conforto e dirigibilidade, e versatilidade de uma picape.

Ampla capacidade de carga

Mas a nova picape da Fiat inova em muitas outras coisas. A Fiat Toro é a primeira picape do Brasil com tampa da caçamba bipartida. Ela tem duas portas que se abrem lateralmente, com a possibilidade de abertura de somente uma delas. Esse formato facilita muito o acesso ao compartimento de cargas. Sua grande caçamba (820 litros) pode carregar até 1.000 kg de carga.

Visual inédito

O design também é outro ponto forte da Toro. Com visual completamente inédito entre às picapes, a Toro traz inspiração do Jeep Cherokee. O grupo ótico superior tem um formato ousado e muito atraente. Ele traz as luzes de posição (iluminadas por LEDs) e de indicador de direção. Ele também pode contar com a luz DRL (Daytime Running Lamp), com iluminação a LEDs de alta intensidade. Já o segundo grupo ótico é responsável pelas funções de iluminação de profundidade (ou faróis principais).

Na lateral do Toro, destaque para as caixas de roda alargadas. Na traseira, além da porta da caçamba bipartida com fechadura elétrica, as lanternas traseiras iluminadas parcialmente em LEDs, também inovam com o posicionamento horizontal.

Interior sofisticado

Por dentro, a Toro também agrada bastante. Trazendo muito do aprendizado com a marca Jeep, a Fiat tem seu primeiro produto genuinamente nascido da FCA. E isso é uma enorme evolução para a marca. A Toro trata muito bem seus passageiros.

Além do requinte, nota-se boa ergonomia e a sensação da qualidade de um carro de luxo. O ambiente interno é amplo e requintado. Detalhes como o volante, alguns consoles e instrumentação (como controles do ar-condicionado) são bem semelhantes ao Jeep Renegade. Porém, a Toro consegue ter identidade própria, fazendo jus a um novo produto sob a marca Fiat. Detalhes internos como elementos em cromo acetinado, composições de cores e revestimento em couro nos volantes, criam um ambiente harmônico.

Com carroceria e bancos elevados, a sensação é de se dirigir um SUV. Os bancos são anatômicos, e o motorista conta com regulagem elétrica. E com o amplo espaço interno, os passageiros nos bancos traseiros viajam muito confortáveis, sem a sensação de estar numa picape. Para completar, o porta-objetos no console é refrigerado, e as laterais do painel têm luzes noturnas. Outro destaque é que a picape pode oferecer teto-solar, um opcional incomum em picapes.

Tecnologia embarcada

O painel do Fiat Toro apresenta desenho moderno. O volante é sempre multifuncional, com borboletas para as trocas de marcha na versão flex. A Fiat Toro surpreende no conforto ao volante. Aliás, nem parece uma picape. Boa parte desta sensação vem da suspensão independente na dianteira e totalmente independente traseira.

Suspensão altamente eficiente

Diferente das picapes médias que usam um eixo rígido na traseira, na Toro foi utilizada uma solução realmente inteligente entre as picapes. Na traseira, utiliza-se uma suspensão multilink. Com um projeto realmente revolucionário, que monta o amortecedor inclinado em 45 graus, e utiliza molas progressivas, a Toro tem ainda esses sistemas fixados na carroceria por apoios de elementos elásticos especiais, que garantem total isolamento e silêncio para os ocupantes, mesmo em pisos esburacados.

Além disso, esta suspensão independente garante melhor dirigibilidade, estabilidade e agilidade em qualquer tipo de terreno ou desvio de trajetória, mesmo carregando uma tonelada de carga. A avançada solução garante que a picape seja confortável tanto descarregada, como carregada.

Novo Motor 1,8 litro E.torQ Evo flex

A Fiat Toro, quando flex, possui um único conjunto de motor e câmbio. Trata-se de um motor 1.8 litro Flex - 16V sempre com câmbio automático de 6 marchas. Esse motor 1.8 E.torQ Evo Flex de 16V foi aperfeiçoado especialmente para o Fiat Toro. Ele é bem diferente do motor que equipa os outros carros da Fiat. E mesmo quando comparado ao motor que equipa o Renegade Flex, ele traz evoluções. Uma delas é o VIS (Variable Intake System). Trata-se do chamado “coletor variável” que permite variar o fluxo de ar dentro do coletor de admissão, oferecendo mais torque em rotações mais baixas.

Com o VIS, a Toro também ganhou mais potência máxima, chegando a 135/139 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol), além do aumento de torque: 18,8/19,3 kgfm a 3.750 rpm (gasolina/etanol). Essa tecnologia aliada ao variador de fase do comando de válvulas entrega mais de 80% do torque máximo do motor logo abaixo dos 2.000 rpm, pouco acima da marcha lenta.

Usando o câmbio automático de 6 marchas com gerenciamento eletrônico, a versão de entrada Freedom 1.8 - 16V, a Toro recebe nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular – PBEV, do Inmetro.

Mais equipamentos e muita segurança

A Toro vem sempre equipada com direção dotada de assistência elétrica. Isso garante mais suavidade nas manobras em baixa velocidade, e maior precisão no uso rodoviário. Além disso a Toro traz o melhor da segurança ativa. Exemplos disso são os controles de estabilidade e de tração de série. O ESC (controle de estabilidade), está integrado ao ASR (que monitora a tração), e o TTC que gerencia a transferência de torque para as rodas.

Para sair em uma subida, nem é necessário manter o pé no freio, já que o Hill Holder mantém o Fiat Toro imóvel até a arrancada. E no fora de estrada existe o auxílio do HDC (Hill Descent Control), que controla eletronicamente a velocidade em descidas íngremes em terrenos acidentados.

A Fiat Toro pode contar com até sete air bags, dependendo da versão. De série, são air-bags frontais dianteiros, que podem ser complementados pelos laterais (side bags), de janelas (window bags) e também os de joelhos (knee bags). Também está presente a fixação de cadeiras de crianças, com sistema Isofix.

Também disponível (de acordo com a versão), a chave canivete com telecomando. Basta que ela esteja na mão ou no bolso do motorista para que a entrada e a partida do motor estejam liberadas pelo Easy Entry/Keyless Entry 'N' Go, sem a necessidade da chave. Também pode estar disponível a função Remote Start, que permite dar a partida da picape a distância, já acionando o ar-condicionado.

Mercado

Em Campinas (duas unidades) e em Americana, a concessionária que atende os veículos da Fiat, é a Tempo Veículos. O Grupo Tempo veículos é uma das maiores redes de concessionárias da região, com unidades distribuídas nas cidades de Campinas, Americana, Hortolândia, Indaiatuba, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré e Valinhos. O grupo também oferece veículos seminovos de todas as marcas, além de assistência técnica especializada, funilaria e pintura, departamento de autopeças e acessórios originais. Segundo Marco Aurélio Onofre da Silva, gerente da Fiat Tempo, o grupo sempre procura das um atendimento de consultoria, onde o cliente é orientado para obter o melhor negócio dentro de suas necessidades. Para Marco, a Fiat Toro é altamente importante para o futuro da marca: "A Fiat lança um produto extremamente inovador. Design com diferencial sem precedentes, tecnologia de ponta e muito conforto, consolidando a inauguração de um segmento, o SUP. A Tempo veículos quer aproveitar este produto premium, e, alinhada com o momento do consumidor, atender os desejos clientes, para que esta conquista de ter um carro novo seja mágica”.

 

As versões da Toro Flex

A Fiat Toro Flex está disponível em duas versões: a de entrada Freedom 1.8 - 16V Flex automática e uma série especial de lançamento Opening Edition como motor 1.8 - 16V Flex automática.

Toro Freedom 1.8 - 16V Flex AT6: R$ 76,5 mil

Com tração dianteira e câmbio automático de 6 marchas, essa versão inclui de série controle de cruzeiro; computador de bordo (mostrando distância, consumo médio/instantâneo e autonomia); quadro de instrumentos personalizável de 3,5 polegadas em TFT (com relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa); ESC (controle eletrônico de estabilidade); Hill Holder (auxiliar de partida em subidas); rádio Connect com comando no volante, além de regulagem de altura e profundidade. Faz parte do pacote banco do motorista com regulagem de altura; abertura elétrica do bocal de abastecimento; ar-condicionado manual; direção com assistência elétrica; fixação Isofix para cadeira infantil; vidros e travas elétricas automáticas (fecham a 20 km/h); sensor de estacionamento traseiro e revestimento de caçamba.

Entre os opcionais estão rodas de liga leve de 16 polegadas, side bags dianteiros, windows bags, knee bags, sensor de pressão dos pneus, teto solar, câmera de ré e estofamento parcialmente em couro.

Toro Opening Edition 1.8 - 16V Flex AT6: R$ 84,4 mil

Essa série especial de lançamento do Fiat Toro traz mais equipamentos e um visual exclusivo. Ela conta com rodas de liga leve de 16 polegadas com parafusos anti-furto, faróis auxiliares de neblina, retrovisores elétricos rebatíveis com tilt down e luz de conforto, capota marítima na caçamba, ar-condicionado dual zone, câmera de ré, volante em couro com borboletas (paddle shifters) para troca manual das marchas e central multimídia Uconnect Touch NAV 5”. Esteticamente, também acrescenta revestimentos internos, protetor de soleira e emblemas alusivos a série especial.

Ficha técnica

Fiat Toro Freedom 1.8 flex AT6

Motor: 1.8 E.torQ EVO VIS FLEX AT6

Número de cilindros: 4 em linha

Nº de válvulas por cilindro: Quatro no cabeçote

Potência máxima / regime: 135 cv / 5.750 rpm (gasolina) 139 cv / 5.750 rpm (etanol)

Torque máximo / regime: 18,8 Kgfm / 3.750 rpm (gasolina) 19,3 Kgfm / 3.750 rpm (etanol)

Câmbio: Automático de 6 marchas

 

Dimensões externas

Comprimento do veículo: 4.915 mm

Largura do veículo: 1.844 mm

Altura do veículo (vazio): 1.680 mm

Distância entre-eixos: 2.990 mm

Altura mínima do solo: 206 mm

Volume da caçamba: 820 litros

Tanque de combustível: 60 litros

 

Desempenho

Velocidade máxima: 172 km/h (Gasolina) / 175 km/h (etanol)

0 a 100 km/h: 12s8 (gasolina) / 12s2 (etanol)

 

Fonte: http://www.campinas.com.br/carros/2016/02/fiat-toro-inaugura-um-novo-capitulo-entre-picapes-parte-1


 
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