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Fiat Toro Diesel e sua ampla versatilidade (parte 2)
Data de publicação: 05/03/2016

Versão com motor à diesel mostra o lado aventureiro da nova picape

 

Agora, vamos explorar a versão equipada com motor à diesel na picape Fiat Toro. Ainda que estruturalmente as versões Flex e Diesel sejam praticamente idênticas, na versão à diesel existem algumas opções diferentes, tanto na transmissão, como na tração. Justamente por conta dessas mudanças, o perfil de cliente acaba mudando um pouco.

A Fiat Toro com o motor Flex, só está disponível o câmbio automático de seis marchas, fornecido pela japonesa Aisin. No diesel, a situação é completamente diferente. Existe a opção do câmbio manual de seis marchas, ou o exclusivo automático 9 marchas. Ambos podem estar acompanhados da tração 4x4. Assim, A configuração diesel é muito mais indicada para quem vai usar a picape em terrenos mais acidentados, ou em longas viagens.

Outro fato importante, é que a transmissão manual só existe na versão diesel, justamente para atender aquele cliente específico, que fará também um uso mais profissional ou de trabalho, com a nova Toro.

Motor 2.0 litros turbo diesel

Bem diferente da configuração Flex, a Fiat Toro conta com três configurações quando equipada com motor diesel.

Na versão diesel, a Toro vem equipada com motor 2.0 litros Turbodiesel - 16V. Esse é exatamente o mesmo motor que equipa o Jeep Renegade, também na versão diesel. Utilizando turbo com geometria variável, e injeção direta sequencial tipo Common Rail, ele tem potência máxima de 170 cv (à 3.750 RPM) e mostra o excepcional torque de 35,7 kgfm logo depois da marcha lenta, a apenas 1.750 rpm. Destaque para o baixo nível de vibração desse motor diesel.

A principal vantagem do motor diesel sobre o flex, é a oferta de muita força, em baixo regime de rotação. Assim, quem pretende carregar para valer a caçamba da picape, esse é a solução mais indicada. Tipicamente, o motor à diesel é utilizado em veículos comercias, tanto pela sua força, como durabilidade e confiabilidade mecânica.

E na Fiat Toro, essa opção de motor diesel com 170 cavalos, coloca a Toro em igualdade de condições (no que diz respeito a desempenho) em relação as picapes médias. Assim, o cliente que não precisa de um veículo tão grande, terá na Toro praticamente toda a utilidade de uma picape média, sem a dificuldade de condução ou o desconforto nas manobras, em ambientes urbanos e estreitos.

A eficiente tração 4x4

Tanto com câmbio manual de seis marchas, ou automático de nove marchas, o sistema 4x4 disponível na Toro funcionada da seguinte forma: Ele utiliza a tração nas rodas dianteiras (4x2), transferindo a força para as traseiras (4x4), quando necessário. O sistema de tração da Fiat Toro é capaz de enviar até 20 kgfm de torque para as rodas traseiras (se for preciso) para otimizar a aderência. Mas existem alguns diferenciais, como a presença do sistema de reduzida. Assim, o sistema consegue entregar performance muito parecida com os sistemas mais tradicionais de 4x4, com a vantagem de melhorar a dirigibilidade do veículo.

Por isso a Toro apresenta o eixo traseiro e unidade de transferência de força (PTU) totalmente desconectáveis. Isso alivia a transmissão quando a tração nas quatro rodas não é necessária e, desse modo, economiza combustível. Assim que a tração 4x4 se faz necessária, ela é acionada instantaneamente. Segundo a engenharia da Fiat, basta apenas um giro de 270 graus (3/4 de uma volta) de uma das rodas dianteiras em falso, para o sistema acoplar automaticamente o eixo traseiro. Tudo isso é apoiado pelo programa de estabilidade eletrônico, que distribui a tração entre as rodas, atuando individualmente sobre os freios do veículo, em cada uma das rodas.

A tração 4x4 pode operar de forma automática, ou o motorista pode selecionar o modo 4x4 através de um botão instalado no console. O acoplamento é eletrônico, sem a necessidade de utilizar alavancas, como acontece em algumas picapes médias.

Quando equipada com o câmbio automático de nove marchas, a Toro usa normalmente da segunda a nona marcha. A primeira marcha do câmbio só é utilizada quando se aciona o bloqueio da tração 4x4 em modo reduzida, ou então quando o veículo vai arrancar em uma ladeira com mais de 15% de inclinação.

Mais equipamentos e muita segurança

A Toro vem sempre equipada com direção dotada de assistência elétrica. Isso garante mais suavidade nas manobras em baixa velocidade, e maior precisão no uso rodoviário. Além disso a Toro traz o melhor da segurança ativa. Exemplos disso são os controles de estabilidade e de tração de série. O ESC (controle de estabilidade), está integrado ao ASR (que monitora a tração), e o TTC que gerencia a transferência de torque para as rodas.

Para sair em uma subida, nem é necessário manter o pé no freio, já que o Hill Holder mantém o Fiat Toro imóvel até a arrancada. E no fora de estrada existe o auxílio do HDC (Hill Descent Control), que controla eletronicamente a velocidade em descidas íngremes em terrenos acidentados.

Ele também chega com sistemas de segurança passiva, como as linhas de deformação pré-programadas de várias áreas da carroceria (com diferentes tipos de aço), feitas para absorver impactos, ou volante EAS (Energy Absorbing System), que também retém energia em acidentes.

A Fiat Toro pode contar com até sete air bags, dependendo da versão. De série, são air-bags frontais dianteiros, que podem ser complementados pelos laterais (side bags), de janelas (window bags) e também os de joelhos (knee bags). Também está presente a fixação de cadeiras de crianças, com sistema Isofix.

Também disponível (de acordo com a versão), a chave canivete com telecomando. Basta que ela esteja na mão ou no bolso do motorista para que a entrada e a partida do motor estejam liberadas pelo Easy Entry/Keyless Entry 'N' Go, sem a necessidade da chave. Também pode estar disponível a função Remote Start, que permite dar a partida da picape a distância, já acionando o ar-condicionado.

As versões da Toro Diesel

A Fiat Toro chega em três opções com motor diesel: a Freedom 2.0 - 16V Diesel (com câmbio manual de 6 marchas) nas opções 4x2 e 4x4 e a topo de linha Volcano 2.0 - 16V Diesel com 4x4 e câmbio automático de nove marchas.

É importante destacar que não existe Fiat Toro básica. Desde a versão de entrada, todas as picapes já trazem: controle de cruzeiro; computador de bordo (mostrando distância, consumo médio/instantâneo e autonomia); quadro de instrumentos personalizável de 3,5 polegadas em TFT (com relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa); ESC (controle eletrônico de estabilidade); Hill Holder (auxiliar de partida em subidas); rádio Connect com comando no volante, além de regulagem de altura e profundidade. Faz parte do pacote banco do motorista com regulagem de altura; abertura elétrica do bocal de abastecimento; ar-condicionado manual; direção com assistência elétrica; fixação Isofix para cadeira infantil; vidros e travas elétricas automáticas (fecham a 20 km/h); sensor de estacionamento traseiro e revestimento de caçamba.

Toro Freedom 2.0 - 16V Diesel tração 4x2: R$ 93,9 mil

A Freedom diesel traz todos os equipamentos da versão básica, mais alguns itens exclusivos. A versão Freedom 2.0 diesel conta com o Skid Plate integrado ao para-choque dianteiro, rodas de aço de 16 polegadas Super Spoke e protetor de cárter.

Entre os opcionais estão rodas de liga leve de 16 polegadas, side bags dianteiros, windows bags, knee bags, sensor de pressão dos pneus,  teto solar, câmera de ré e estofamento parcialmente em couro.

Toro Freedom 2.0 - 16V Diesel tração 4x4: R$ 101,9 mil

Essa versão acrescenta o Hill Descent Control (controle automático em descidas íngremes no fora de estrada), retrovisores externos elétricos com memória (tilt down / rebatimento / luz de conforto) brake light, alarme e iluminação de caçamba.

Toro Volcano 2.0 - 16V Diesel tração 4x4: R$ 116,5 mil

A versão topo da gama do Fiat Toro chega ainda mais sofisticada com o exclusivo câmbio automático de 9 marchas, sempre com tração nas quatro rodas. O Toro Volcano conta com todos os equipamentos das versões anteriores, e soma: ar-condicionado digital automático dual zone; rodas de liga leve de 17 polegadas; câmera de ré; central multimídia Uconnect Touch NAV de 5 polegadas; quadro de instrumentos com display em TFT de 7 polegadas colorido; faróis de neblina cornering (que ilumina em diagonal nas curvas) e faróis principais com DRL (LEDs de segurança diurnos).

 

Para o que serve cada versão

A Toro Freedom 2.0-16V com tração 4x2 e câmbio manual de seis marchas é a escolha ideal para quem viaja muito por estradas pavimentadas, e procura uma relação mais favorável no custo-benefício. O motor diesel é tipicamente mais econômico, permitindo médias superiores à 15 km/l. Assim, longas viagens podem ser feitas, sem a necessidade de abastecimento constante.

Já a Toro Freedom 2.0-16V com tração 4x4 e câmbio manual é a escolha para o cliente que vai fazer um uso mais aventureiro da picape. Mantendo a relação favorável do custo-benefício da versão Freedom, a adição da tração 4x4 permite a Toro enfrentar terrenos bem mais difíceis, como estradas de terra, caminhos de praia, subidas mais acidentadas e todas as outras condições difíceis no uso fora de estrada. Além disso, o câmbio manual garante mais controle nas situações de força, e tração.

Por fim, a Toro Volcano 2.0-16V com tração 4x4 e o exclusivo câmbio automático de 9 marchas, é a versão ideal para o cliente que não quer abrir mão de uma condução muito confortável, e ao mesmo tempo, quer poder explorar locais de difícil acesso. Na prática, essa versão topo de linha vai atender o cliente acostumado com os melhores SUVs, mas acrescentando a versatilidade de uma caçamba, para maior capacidade de carga.

Pós-venda inovador

O Fiat Toro chega com 3 anos de garantia de fábrica completa. Mas também traz um novo conceito de serviço: o cliente poderá optar pela extensão desta garantia para mais um ou dois anos, desta forma, o veículo poderá ter cobertura até o seu quinto ano de uso.

Outra comodidade que a marca inaugurou com o Fiat Toro é o plano de revisão sob medida, onde o cliente também poderá comprar pacotes de revisões programadas de acordo com o perfil de uso e motorização de seu Fiat Toro. São pacotes de duas a dez revisões para a versão Flex e de duas a cinco revisões para as versões Diesel.

Outra novidade é o Custom Shop, o Toro é o primeiro modelo da Fiat a usar esse conceito, em que a personalização do veículo é feita ainda na fábrica, o veículo recebe os acessórios em uma linha de customização e depois retorna aos procedimentos finais de checagem e inspeção antes da entrega do veículo. Com isto, ele ainda estende a garantia de seus acessórios para 3 anos, a mesma garantia, segurança e praticidade de um produto saído direto da linha de montagem, e com a vantagem do cliente ter escolhido seu kit de acessórios no site comercial da Fiat.

Ficha técnica

Fiat Toro Volcano 2.0 Turbodiesel
Motor: 2.0 Multijet Turbodiesel 16V
Número de cilindros: 4 em linha
Diâmetro x Curso: 83,0 x 90,4 mm
Cilindrada total: 1956 cm³
Taxa de compressão: 16,5:1
Potência máxima / regime: 170 cv / 3.750 rpm
Torque máximo / regime: 35,7 Kgfm / 1.750 rpm
Nº de válvulas por cilindro: Quatro no cabeçote
Eixo de comando de válvulas: Dois no cabeçote 

Câmbio: Automático de 9 marchas

Relações de transmissão

1ª – 4,700
2ª - 2,840
3ª - 1,910
4ª - 1,380
5ª – 1,000
6ª – 0,810
7ª – 0,700
8ª – 0,580
9ª – 0,480
Ré - 3,805
Relação de transmissão do diferencial: 4,334 

Diâmetro mínimo de curva: 12,9 m

Peso do veículo
Em ordem de marcha: 1871 Kg
Capacidade de Carga: 1000 Kg
Carga máxima rebocável (sem freio): 400 Kg

Dimensões externas
Comprimento do veículo: 4.915 mm
Largura do veículo: 1.844 mm
Altura do veículo (vazio): 1.743 mm
Distância entre-eixos: 2.990 mm
Bitola dianteira: 1.549 mm
Bitola traseira: 1.579 mm
Altura mínima do solo: 202 mm
Volume do porta-malas          : 820 litros
Tanque de combustível: 60 litros 

Desempenho
Velocidade máxima: 188 km/h
0 a 100 km/h: 10s0

 

Fonte:

Fonte: http://www.campinas.com.br/carros/2016/02/fiat-toro-inaugura-um-novo-capitulo-entre-picapes-parte-2


 
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